Have an account?

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Apicultores discutem Plano de apicultura do TIPNI

A reunião em Jaguarari contou com a presença de Marivanda Eloy - SEAGRI

A Câmara Territorial de Agropecuária se reuniu nessa terça (06/SET) em Jaguarari para fazer uma discussão a cerca do Plano Territorial de Apicultura. O evento realizado na sede do Centro de Cultura da Igreja Católica reuniu cerca de vinte pessoas.

A representante da SEAGRI - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia, Marivanda Eloy apresentou as metas do Plano Estadual da Apicultura e fez sugestões para a aplicação do plano territorial. Segundo ela um dos objetivos do estado é “a inclusão de jovens e mulheres no trabalho apícola”.


Marivanda reforçou a necessidade de haver uma organização entre os produtores do TIPNI para que haja o fortalecimento da cadeia produtiva, o que deverá contribuir para um dos objetivos da SEAGRI, que é tornar a Bahia o maior produtor de artigos apícolas. Ela citou o exemplo da Cecoapi - Central de Cooperativas de Apicultores da Bahia, que comercializa anualmente cerca de 500 mil quilos.


CECOAPI – a central foi fundada há 10 anos, atua nos Territórios Nordeste II e Sisal, tem atuação em 23 municípios. A entidade funciona como agente articulador da produção das cooperativas, que juntas têm cerca de 600 apicultores. A Cecoapi gerencia um entreposto de mel, além de 32 motos e 02 carros.

A central deverá receber a visita técnica dos apicultores do TIPNI nos dias 13 e 14/OUT.


Menos burocracia – a representante da SEAGRI apresentou novidades no que diz respeito à documentação que deve ser apresentada para o funcionamento das UBMs – Unidades de Beneficiamento do Mel. Marivanda revela que a ADAB está “abrindo mão do comprovante de inscrição no CRMV” – Conselho Regional de Medicina Veterinária. Na prática isso significa que as casas de mel nos municípios não precisam mais contratar um médico veterinário, que hoje aumenta o custo de manutenção e torna inviável a mantimento de vários empreendimentos. Porém Marivanda alerta que no caso dos entrepostos a medida não se aplica.

0 comentários:

Postar um comentário